segunda-feira, 21 de maio de 2012

 BARALHO CIGANO 

Antes de os ciganos começarem a instalar seus acampamentos pelo centro-oeste da Europa, em meados do século XV, nobres e ricos de origem italiana e francesa já encomendavam aos artistas de seu tempo, a peso de ouro, coleções das 78 cartas, que hoje conhecemos por Tarô.
Os ciganos, porém, associaram seu nome às cartas de jogar. A razão para isso é as mulheres ciganas incluirem entre suas habilidades a leitura de sorte, em especial a quiromancia, a predição pelas linhas das mãos. Para o nômade, que carrega poucos pertences, é um recurso prático: não exige instrumentos especiais nem providências complicadas. Basta a palma da mão do consulente.





À medida que se desenvolveram as técnicas de impressão dos baralhos, os jogos se tornaram mais acessíveis e muitos ciganos passaram a utilizar as cartas para ler a sorte, já que são pequenas e simples de manejar.
A figura do cigano, no cenário europeu do século XVI, pode ser mesclado à dos peregrinos, monges-viajantes, ambulantes, prestidigitadores, andarilhos e nômades. Espíritos inquietos, aventureiros, que não conseguem permanecer em suas comunidades de origens.




MAGIA CIGANA - Cultura, mistérios e sabedoria de um povo
Dia 25 de maio (sexta-feira) ás 19:30 hrs.
Localização:
Rua Barra de São João, 94 - Jardim São Paulo
(próximo metrô Jardim São Paulo)

SAIBA MAIS: http://rharomasy.com.br/blog/agenda-de-cursos/
                   http://artflor.weebly.com/notiacutecias-e-curiosidades

E a Art Flor faz questão de colaborar com muito carinho na ambientação deste evento,NÃO PERCAM....







Nenhum comentário:

Postar um comentário