segunda-feira, 21 de maio de 2012

 BARALHO CIGANO 

Antes de os ciganos começarem a instalar seus acampamentos pelo centro-oeste da Europa, em meados do século XV, nobres e ricos de origem italiana e francesa já encomendavam aos artistas de seu tempo, a peso de ouro, coleções das 78 cartas, que hoje conhecemos por Tarô.
Os ciganos, porém, associaram seu nome às cartas de jogar. A razão para isso é as mulheres ciganas incluirem entre suas habilidades a leitura de sorte, em especial a quiromancia, a predição pelas linhas das mãos. Para o nômade, que carrega poucos pertences, é um recurso prático: não exige instrumentos especiais nem providências complicadas. Basta a palma da mão do consulente.





À medida que se desenvolveram as técnicas de impressão dos baralhos, os jogos se tornaram mais acessíveis e muitos ciganos passaram a utilizar as cartas para ler a sorte, já que são pequenas e simples de manejar.
A figura do cigano, no cenário europeu do século XVI, pode ser mesclado à dos peregrinos, monges-viajantes, ambulantes, prestidigitadores, andarilhos e nômades. Espíritos inquietos, aventureiros, que não conseguem permanecer em suas comunidades de origens.




MAGIA CIGANA - Cultura, mistérios e sabedoria de um povo
Dia 25 de maio (sexta-feira) ás 19:30 hrs.
Localização:
Rua Barra de São João, 94 - Jardim São Paulo
(próximo metrô Jardim São Paulo)

SAIBA MAIS: http://rharomasy.com.br/blog/agenda-de-cursos/
                   http://artflor.weebly.com/notiacutecias-e-curiosidades

E a Art Flor faz questão de colaborar com muito carinho na ambientação deste evento,NÃO PERCAM....







quarta-feira, 16 de maio de 2012

                                                              HISTÓRIA DO BOUQUET

 Dizem que na Grécia antiga, onde os casamentos já eram monogâmicos e tudo acontecia certinho... noivado, casamento e filhos,as noivas mais ricas usavam adornos como jóias e terços, mas as camponesas mais pobres ganhavam das suas mães, amarrados de flores com a intenção de  trazerem boa sorte e bons perfumes para a vida de casada.
Aí a tradição se espalhou e todas as noivas passaram a carregar seus 'buquês', que naquela época, além de flores também podiam ter alhos e ervas, cada uma com um significado.
Assim se originou o bouquet, na Antiga Grécia.
VEJA MAIS:
http://artflor.weebly.com

sábado, 12 de maio de 2012


                                                                MÊS DAS NOIVAS
"Ainda se considera o mês de maio como o mês das noivas,apesar de muitos casais estarem se casando em outros meses."


É difícil imaginar pela história  como e quando surgiu o casamento. Na verdade, sua origem pode estar relacionada com a origem do próprio homem e a sua busca irracional pela perpetuação da espécie. A propósito, como está dito nas sagradas escrituras, desde o começo de tudo, quando Deus criou a raça humana, já definiu que ambos, homem e mulher, teriam de ter algum tipo de relacionamento para poder dar continuidade à sua criação. 
Os historiadores costumam afirmar que a origem do casamento da forma como o conhecemos remonta à história antiga de Roma, época quando surgiram as primeiras cerimônias religiosas com a presença de uma noiva! Sim, antes disso, parece que a noiva não precisava comparecer a evento algum, bastando cumprir um papel complementar na rotina do homem.
Na Roma antiga, a noiva se vestia com trajes especiais para a ocasião, com direito a flores brancas nos cabelos e espinhos para fixar o penteado. As flores significavam a felicidade e os espinhos serviam para afastar os maus espíritos. O uso de um véu aconteceu mais tarde e era uma referência a uma deusa romana chamada Vesta, que deveria proteger os lares e que simbolizava a honestidade e a virgindade da noiva. Estes eram os requisitos mínimos exigidos.
Depois vieram o costume das alianças,entre outras coisas.  Na verdade têm muita coisa a ser falada sobre este assunto...
O que desejamos é que esse ritual do casamento perdure em toda a vida do casal.
Parabéns aos noivos!!! 
É o que desejamos á vocês de coração...







terça-feira, 8 de maio de 2012

"MAGIA CIGANA"



O grande lema do Povo Cigano é: " O céu é meu teto; a terra é minha patria e a liberdade é minha religião", traduzindo um espírito essencialmente nômade e livre dos condicionamentos das pessoas normais geralmente cercadas pelos sistemas aos quais estão subjugadas.


Em sua maioria,os ciganos são artistas (de muitas artes,inclusive a arte circense) exímios ferreiros,fabricando seus próprios utensílios domésticos,suas jóias e suas selas. Os ciganos sempre levaram uma vida muito simples, fabricando tachos,consertando panelas,vendendo cavalos (atualmente vendem carros).


A prática da quiromancia para o povo cigano não é um mero sistema de adivinhação, mas acima de tudo um inteligente esquema de orientação sobre o corpo,a mente e o espírito,a saúde e o destino.O mais importante para o povo cigano é interagir com a mãe natureza
respeitando seus ciclos naturais e sua força geradora e provedora.


SAIBA MAIS SOBRE A HISTÓRIA MARAVILHOSA DESTE POVO:

Como parte das comemorações de reinauguração do Espaço Rharomasy em maio terão a sua primeira palestra  do ano:

"Espaço Rharomasy" parceiro da "ART FLOR",vamos decorar lindamente este espaço como uma linda FESTA CIGANA.
Não percam!!!
Dia 25 de maio ás 19:30 hrs. (sexta-feira)
ESPAÇO RHAROMASY
Rua Barra de São João, 94
Jardim São Paulo
























































“Deus não podia estar em todas as partes ao mesmo tempo. Por isso criou as MÃES”.

“Mãe: palavra pequena, mas com um significado infinito, pois quer dizer amor, dedicação, renúncia a si própria, força e sabedoria”.

“Ser mãe não é só dar a luz e sim, participar da vida dos seus frutos gerados ou criados. Obrigado por termos você”.

“O amor de mãe por seu filho é diferente de qualquer outra coisa no mundo. Ele não obedece à lei ou piedade, ele ousa todas as coisas e extermina sem remorso tudo o que ficar em seu caminho”. Agatha Christie

“Você que lutou, sorriu, chorou, mas não deixou a amargura tomar conta de seu coração. Você que me ensinou a ser mulher, mas continuar com meus sonhos de criança. A ser forte, sem ser amarga. 

“Um amor mais forte que tudo, mais obstinado que tudo, mais duradouro que tudo,é somente o amor de mãe.”

“Mãe, seus braços sempre se abriram quando eu queria um abraço. Seu coração compreendia quando eu necessitava de uma amiga. Seus olhos ternos se endureciam quando eu precisava de uma lição. Sua força e seu amor me deram asas para voar.”