quinta-feira, 30 de maio de 2013

DIA DOS NAMORADOS

Segundo a versão mais conhecida a comemoração teria se originado na Roma antiga, no século III.
O padre Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.

Além de continuar celebrando casamentos, ele casou-se secretamente, apesar da proibição do imperador. Tendo se recusado a renunciar ao Cristianismo, Valentim foi condenado à morte. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão.Antes de partir, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como            “Seu Namorado”.
Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte - 14 de fevereiro - também marca a véspera de lupercais, festas anuais celebradas na Roma antiga em honra de Juno (deusa da mulher e do matrimônio) e de Pã (deus da natureza).

Outra versão diz que no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o Valantine´s Day. E na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta da amada.

No Brasil, é comemorado em 12 de junho apartir de 1949, quando o publicitário João Dória trouxe a idéia do exterior e a apresentou aos comerciantes.
Como junho é um mês de vendas baixas, eles decidiram comemorar a data nesse mês e ainda escolheram a véspera de Santo Antônio, o santo casamenteiro como o Dia dos Namorados.
A idéia inicial pode ter sido um tanto quanto interesseira, afinal, escolheram o mês de junho por ser um mês fraco de vendas, no entanto seja qual quer que seja a data que se comemora um namoro, uma paixão, um relacionamento a dois, o importante é o amor e o carinho que são demonstrados, compartilhados e vivênciados por um casal. 

APROVEITEM A OCASIÃO E OFEREÇAM FLORES A SEUS COMPANHEIROS (AS) NÃO HÁ PRESENTE MELHOR E MAIS DELICADO,MESMO QUE SEJA PARA UM HOMEM,POIS HOJE EM DIA MUITOS GOSTAM DE RECEBER FLORES OU ATÉ MESMO UMA CESTA QUE TENHA FLORES. ENTREM EM MEU SITE E SAIBAM MAIS A RESPEITO  http://artflor.weebly.com/mensagens.html.

E INDEPENDENTE DO DIA 12 DE JUNHO,O IMPORTANTE EM UMA RELAÇÃO É O RESPEITO,A CUMPLICIDADE,A AMIZADE, O CARINHO E LÓGICO O AMOR.


FESTAS JUNINAS

O mês de junho é um mês de muitas festas juninas por todo país,cada região comemora de sua maneira. Temos neste mês o dia de São João,Santo Antonio e São Pedro que se comemora com muita dança, comidas típicas e uma decoração muito tradicional.
Origem da Festa Junina 
Existem algumas versões para esta festa uma delas diz que ela teve origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.
De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).
 Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. 

Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.
Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenasafro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.  


Comidas típicas Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos.
Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais. 


DIVIRTAM-SE NAS FESTAS!!!



terça-feira, 14 de maio de 2013

MÃE

Neste mês temos um dia especial para comemorar-mos o dia das mães,mas na verdade elas devem ser homenageadas todos os dias.Então aqui faço minha singela homenagem.

Já nascemos com o dom e o instinto
           de ser mãe. E já na barriga o amor só
                          se fortalece, já vivênciando as dificuldades                                                                                                         de algumas gestações.

            É um amor incondicional,aprendemos a amar desde 
o momento da geração.                                                                                                                                 Um amor que ultrapassa qualquer barreira,seja
 ele qual for.


Este amor não têm idade,e com o tempo
ele só aumenta e amadurece.
E também vêm a recompensa
desse amor e dedicação.


Para a maternidade não têm fronteiras,nem cor,nem raça.
E independente da raça o amor continua
incondicional, lógicamente com suas diferenças
em relação a natureza de cada uma.

       Independente da idade o amor só se fortalece,
     mesmo com as dificuldades e diferenças.
            Por isso ame e cuide de sua mãe enquanto
                 ela viver,porque depois que elas se vão                                                                                                         a saudade e o vazio
  é muito grande.
                                         

Mãe estará com você em qualquer momento,
seja ele triste ou alegre.
É a guerreira,corajosa e leal que
nunca abandona seu  filho.
Naquele momento em que todos te
virarem as costas,ela estará ali ao seu lado 
lhe estendendo a mão.
Exatamente como o nosso pai maior DEUS faz.
     PARABÉNS Á TODAS AS MÃES E                                                                                                          
                        EM TODOS OS DIAS , POR SEU AMOR
     E SUA DEDICAÇÃO!!!